
Lao, o ancião chinês da série LAO, do Animaw TV, que abre uma pequena loja de produtos orientais em São Francisco, é interpretado pelo ator sino-americano Hong Kim Shoo.
Ele nasceu em

O interesse de Hong Kim Shoo pela arte da atuação veio desde cedo. Começou trabalhando em pequenas montagens, na década de 40, mas que foram extintas com a revolução socialista. Para sobreviver, trabalhou em plantações de arroz por cerca de cinco anos, até ser encontrado por um amigo, que se tornara integrante do Partido Comunista, que o levou novamente para Xangai. Lá foi obrigado a trabalhar em filme propaganda para o governo, até conseguir fugir para Hong Kong, protetorado britânico na época.
Após passar por sérias dificuldades, conseguiu empregar-se no estúdio Glob Films, propriedade do produtor inglês Robert Glob. Entretanto, não foi atuando que Hing Kim Shoo conseguiu seu sustento. Mas sim trabalhando do outro lado da câmera, na equipe de produção de arte. Muito talentoso, em pouco tempo saiu de assistente e tornou-se diretor do setor. Quando o estúdio acabou falindo, migrou para o Japão, onde conseguiu emprego na mesma área em alguns estúdios.
Entre os filmes em que comandou a produção de arte estão "Asas do Poder" e "Império do Vento". Por esses dois trabalhos acabou recebendo duas indicações ao Oscar, o maior prêmio do cinema mundial.
Na década de 60, quando o orçamento limitado impossibilitou a contratação de atores profissionais, que o diretor Miuzi Kaneka, amigo de longa data, o convidou para participar do filme "As Folhas do Vento", em um pequeno papel e sem remuneração. A partir de então, retornou à atuação e participou de cerca de 30 filmes, entre japoneses, chineses e norte-americanos.
Desde o fim de LAO, há 25 anos, Hong Kim Shoo se afastou da televisão e do cinema. Durante esse tempo, se dedicou à família e a uma paixão, a jardinagem.
Quando os produtores Tom Brown e Warren Harret o convidaram para retornar ao papel de Lao, Hong Kim Shoo imediatamente aceitou e iniciou um intenso processo de preparação. Apesar dos 80 anos idade, ele disse em entrevista a um jornal norte-americano que se sente motivado: "Sempre adorei a série. Quando me chamaram para retornar ao papel, não pensei duas vezes. Foi isso que fiz em boa parte da vida e, apesar de gostar de minha aposentadoria, que já dura mais de 20 anos, não poderia rejeitar. Me sinto muito bem e ansioso por retornar em estúdio para gravar novamente. Ainda mais se tratando de Lao, um personagem tão divertido e interessante."
[O conteúdo deste texto é ficcional.]
comentários: 0
Postar um comentário